Saúde e bem estar - Treinamento Funcional


O ano de 2013 foi marcado pelo culto ao corpo; barrigas zeradas, negativas, treinamentos funcionais, crossfit e dietas para secar o corpitcho de toda a mulherada (inclusive dos homens).
Pensando nisso, fizemos uma entrevista com o professor de Educação Física Renato Lacerda para que ele pudesse tirar algumas dúvidas sobre o treinamento funcional e nos mostrar os benefícios da prática de exercícios em geral.

Então vamos a entrevista:

(2 Fashion Girls) O que é o treinamento funcional ? Para que serve ?
(Renato) O treinamento funcional é uma forma de treinar movimentos para o qual nosso corpo foi realmente desenvolvido, como: correr, saltar, agachar, puxar, empurrar, equilibrar, arremessar, entre outros. É uma modalidade que, por menos que pareça, já é praticada há muitos anos por ginastas, lutadores, atletas olímpicos...

Qualquer um pode praticar/participar ?
Sim, qualquer pessoa pode praticar, crianças de 8 anos a idosos com 80 anos.

Que grupamentos trabalhamos com o treino ? 
Nos treinos, procuramos trabalhar de forma integral, ou seja, movimentamos o corpo de maneira com que todos os grupos musculares se ativem em um só movimento.

Ele é melhor que a academia ?
Acredito que sim, é um treino que deixa seu corpo mais inteligente, pois não utilizamos aparelhos e não isolamos os músculos. Buscamos sempre treinar em pé, utilizando bastante os músculos do core (centro do corpo), acreditamos que são eles que geram estabilidade e produzem força.

Ele queima mais calorias ?
Existem sistemas específicos para obter um gasto calórico considerável, porém, não vão pensando que o treinamento funcional é uma modalidade para "queimar calorias". Claro que, se o objetivo é gastar calorias, te afirmo que o TF é muito eficaz!

Que alimentos devemos comer para que potencializem o treino ?
Bom, não sou a pessoa certa para responder essa pergunta, prefiro que consulte uma nutricionista. Mas vou responder por mim: alimentos com um alto valor energético, pois meus treinos costumam ser insanos!

Que alimentos devemos evitar ?
Acredito que alimentos gordurosos e frituras não seria legal ingerir antes dos treinos, na verdade não seria legal ingerir NUNCA!! rsrs

Dê algumas dicas de exercícios que possam ser feitos para a queima rápida de calorias/gorduras.
Acredito muito nos tipos de movimentos (exercícios) treinados em forma de circuito. Algo que chamamos de desenvolvimento dos sistemas energéticos do tipo anaeróbio lático e aeróbio, que é nada mais nada menos que, executar de 7 a 12 movimentos diferentes, onde cada movimento é executado durante 15 segundos com um intervalo de 10 a 15 segundos para o próximo. E acredite, esse tipo de treino faz gastar muitas calorias!!

Quantas horas são recomendadas de treino para que ele seja eficiente e quantas vezes na semana?
Nosso treino se distingue dos outros, pois seguimos a filosofia de que o menos é mais! Acredito que uma hora de treino, 3 a 6 vezes por semana é o suficiente para obtermos os melhores resultados dos nossos alunos.

O que pode ser feito para potencializar os ganhos do treino ? Quais atividades podem complementar ?
Criar desafios, impor metas e trabalhar a especificidade de cada um e principalmente buscar a qualidade de movimento. As atividades que podem complementar são as que você mais gosta de fazer!

Renato Lacerda -
 treinador na academia UP GYM e personal trainer














Espero que tenham gostado da entrevista e que tenham se animado para começar 2014 no pique de perder os quilinhos ganhados após o Natal. 
Eu estou ansiosa para voltar com força total aos treinos!!


Treino na academia UP GYM - circuito


Treino na academia UP GYM - abdominal

Nenhum comentário

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...