No último sábado eu fui, com o João Ricardo e os meus pais, na exposição do Castelo Rá-Tim-Bum. Foi simplesmente maravilhoso e muito emocionante! Quem ainda não foi, corre porque a exposição ficará no CCBB até o dia 11/01/2016.
O vlog que fiz para mostrar como é a exposição acabou se tornando um vlog sobre o meu sábado. Assistam o vídeo aqui embaixo:
Para quem não sabe, o Castelo Rá-Tim-Bum, transmitido originalmente pela TV Cultura entre 1994 e 1997, é o programa de maior sucesso veiculado por uma emissora pública brasileira. A unanimidade da crítica, a conquista de diversos prêmios nacionais e internacionais, e, principalmente, o imediato sucesso de público atestaram que nascia ali um marco na história da produção audiovisual brasileira que ia além do público infantojuvenil, e ganharia admiradores de ao menos três gerações.
O programa teve o mérito de, em seus noventa episódios, fixar no imaginário do seu público as histórias de Nino, Dr.Victor, Morgana, Pedro, Biba, Zeca, Celeste e de muitos outros personagens que compunham a riqueza desse Castelo situado em meio a uma grande cidade, que conseguia unir realidade e imaginação de forma memorável.
Passados vinte anos, o Museu da Imagem e do Som (MIS) de São Paulo, com o apoio da TV Cultura/Fundação Padre Anchieta, concebeu o Castelo Rá-Tim-Bum - A exposição, que apresentou seus ambientes através de uma expografia imersiva que não só encantou os fãs do programa, mas também criou uma nova legião de admiradores.
A exposição foi recriada aqui no Rio de Janeiro no Centro Cultural Banco do Brasil e nela podemos soltar a imaginação e aproveitar a visita nos ambientes do Castelo, em meio a peças do acervo - muitas delas recuperadas e restauradas pelo MIS -, como objetos de cena, fotografias, maquetes, croquis e figurinos dos personagens, além de trechos do programa.
Fonte: André Sturm
Diretor Executivo do Museu da Imagem e do Som (MIS) de São Paulo
Curador da Exposição
Agora a magia irá começar.... Vou fazer um tour pelo Castelo.
Começando pelo Porteiro, que vive na entrada do Castelo, e é o responsável por guardá-la a sete chaves. Ele só deixa a porta abrir para aqueles que desvendam seus enigmas ou seguem suas instruções malucas. As senhas mudam a cada dia e, se você adivinhar, o Porteiro finalmente vai falar as palavras mágicas que os visitantes tanto querem ouvir: "Klift Kloft Still, a porta se abriu!".
A senha de hoje era: Kaka Diva veio nos visitar.
O Saguão do Castelo é tão grande que abriga até uma árvore centenária. É nesta árvore que vive a cobra Celeste, que é muito geniosa mas tem um bom coração. Nesse ponto de encontro dos moradores e seus visitantes, também vivem as fadas Lana e Lara, e o João de Barro e as Patativas.
No Hall do Castelo vive um relógio muito orgulhoso de ser o detentor da maior pontualidade do mundo. Ele sempre lembra o horário exato de cada tarefa diárias de seus amigos. O Nino sabe bem disso, pois todos os dias, no mesmo exato momento, o Relógio avisa a chegada do Dr. Victor.
A Biblioteca do Castelo, com suas paredes cobertas por antigos livros de contos, lendas e poesias, tem seus milhares de livros guardados pelo bibliotecário Gato Pintado, ele é o morador do espaço e é um amante da literatura. Além de conhecer todos os exemplares da coleção, ele é o responsável por deixar o lugar ainda mais encantador para os frequentadores.
"Conheço uma pessoa que se interessaria muito por isso! Uma não, DUAS! Lá vem o Tíbio e Perônio" ♫... Quem não lembra desses dois cientistas malucos? Eles realizam experimentos dentro do laboratório do Castelo. Os estudos dos mistérios elementares do dia a dia só são interrompidos quando a dupla é surpreendida pelos barulhos de seu misterioso bicho de estimação, o Tatatossauro, que vive escondido até de seus donos, que morrem de medo dele.
A Sala de Música do Castelo abriga inúmeros detalhes e segredos. Como por exemplo: a Caixa de Música, que mostra números de dança de temas variados.
A Pianola, linda engenhoca feita pelo Dr. Victor, ao ser ativada faz com que bailarinos dancem de acordo com os ritmos e melodias da música.
E o Circo, que foi um presente de Aldebarã Astrobaldo, irmão de Morgana e pai de Victor, para seu neto Nino.
Na Sala da Lareira você faz uma viagem pelo mundo sem sair do lugar!
A Cozinha do Castelo é uma graça!!! Se a fome bater e você não achar nenhuma receita para fazer, é só ligar pro Bongô que ele é o entregador de pizza mais rápido do mundo!
Quem lembra do Ratinho, feito de uma massinha mágica, que ensina por meio de músicas a importância de tomar banho, escovar os dentes e reciclar o lixo? Ele mora em um pequeno buraco do Castelo e vive cantando pneu de seu pequeno possante Ratomóvel.
E do Fura-Bolo, vocês lembram???
O dedoche que não deixa ninguém ficar desanimado vivia aparecendo quando queria nos mostrar um show da Dedolândia, banda de dez integrantes rockabilly e ótimos professores de matemática.
Vamos entrar no Quarto do Nino?
O garoto de três séculos de vida tem acesso ao seu quarto através de uma porta giratória guardada por soldadinhos de chumbo.
Morcego, ratazana, baratinha e companhia. Está na hora da feitiçaria! ♫
No Quarto da Morgana, tia-avó do Nino e poderosa feiticeira de seis mil anos, encontramos um caldeirão cheio de poções e um livro falante que ela aciona quando precisa fazer alguma magia especial, além disso as paredes guardam histórias de todos os grandes acontecimentos mundiais.
Amiga de Colombo e Leonardo da Vinci, a feiticeira sabe a origem de todas as palavras e viaja a bordo de sua vassoura mágica ao redor do mundo na companhia da sua fiel gralha, Adelaide.
No galho mais alto da árvore da Celeste, dentro do Saguão do Castelo, mora um trio musical: João de Barro e as Patativas. "Passarinho, que som é esse?" ♫
Aprendi vários instrumentos musicais graças ao pássaro músico e as passarinhas dançarinas.
"Enquanto isso, no Lustre do Castelo"... Não podia esquecer das lindas irmãs Lana e Lara, duas fadinhas que adoravam brincar de adivinhação, e rodeadas de imagens, desenhos e recortes, sempre arrumavam um pretexto para aprender e ensinar.
A exposição foi muito linda ♥ !!!
Além de relembrar a infância pude conhecer várias coisas sobre o programa que não fazia ideia.
Começamos o sábado muito bem ♥.
Papi e Mamy também amaram |
E o João Ricardo também gostou |
Depois da exposição nós fomos pra Guapimirim, para participar da Ação Social promovida pela HARSCO e lá brincamos com as crianças, participamos das oficinas e nos divertimos bastante
Já estávamos voltando pra casa, felizes, contentes e risonhos, quando do nada o João Ricardo fala "olha a entrada do Outlet Premium", ligeiramente entramos no shopping e matamos a nossa curiosidade rsrs. Com a gente é assim, as coisas têm que ir aparecendo e vão fluindo porque se for deixar pra marcar um dia nunca conseguimos fazer nada hahahah.
No vídeo vocês podem ver a nossa opinião sobre o shopping/lojas. Como ele ainda é recente muitas lojas ainda não abriram, então certamente voltaremos lá quando todas já estiverem abertas para mostrar pra vocês ☺.
O shopping é muito amplo e eu adorei ter bastante espaço pra circular
Esse foi o nosso sábado, espero que tenham gostado de acompanhar.
Um beijo!
Nenhum comentário
Postar um comentário