Setsubun - Festival Japonês para Espantar os Maus Espíritos

Olá pessoal!
Setsubun significa "separar uma estação da outra", é um festival para se despedir do inverno e comemorar a entrada da primavera. Ele é comemorado no dia 3 de fevereiro e nesse dia, cada família segue um ritual especial, chamado mamemaki (jogar grãos de soja).


O mamemaki geralmente é conduzido por alguém da família que tenha o signo chinês correspondente ao ano vigente ou pelo chefe da família. Outro familiar é escolhido para desempenhar o papel de Oni (ogro ou demônio), que vestindo uma máscara, joga grãos de soja torrados para fora da residência. Ao mesmo tempo, os outros membros da família cantam "Oni wa soto! Fuku wa uchi!" - Demônio e má sorte para fora! Sorte na casa!.


A escolha dos grãos de sojas é pelo fato dos japoneses acreditarem que eles são um símbolo de purificar a casa e espantar os maus espíritos e a má sorte. Outra superstição é que a pessoa coma a quantidade de grãos de sojas torradas correspondente a sua idade + 1, para que a sorte o acompanhe durante o decorrer do ano. O João Ricardo comeu 26 grãos, 25+1.


Esse festival é uma festa folclórica japonesa e as pessoas se divertem bastante. O João Ricardo foi com o curso dele e achou super interessante, já é o segundo passeio que ele faz com o curso - o primeiro foi pra Disney.


Vocês devem estar se perguntando a origem desse ritual e o por quê dele se chamar "festival para espantar os maus espíritos". 

No ritual é comum vermos duas figuras representativas, o Oni e uma mulher. Segundo uma antiga lenda, uma velha senhora tenta roubar alguma coisa de um velho. Porém a figura do velho era um disfarce do Oni (ogro) que tem o poder de se disfarçar de ser humano. Quando o velho viu o roubo, acabou revelando sua verdadeira natureza de ogro. Ao se assustar, a velha pegou a primeira coisa que viu pela frente: grãos de soja, e os atirou no ogro. Foi assim que surgiu o mamemaki, ou seja, jogar grãos de soja torrados para expulsar os demônios, o mal e a má sorte.


Eu estou adorando poder saber mais sobre as tradições japonesas e vocês, também gostam?

Nenhum comentário

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...