BAZAR x BRECHÓ

Como falei para vocês ontem, essa semana estaremos abordando assuntos referentes ao consumo consciente (se você perdeu o post de ontem, clica aqui).
Hoje vamos falar sobre a diferença entre bazar e brechó e contarei um pouco da minha experiência.


BAZAR
Normalmente recebe doações e vende as roupas com o intuito de ajudar alguma causa ou local.

BRECHÓ
É particular, uma pessoa é a dona e compra/revende as peças para ter lucro próprio.

Alguns bazares, como de igreja ou causa beneficiente, não são decorados por essa razão. Não existe investimento e a maioria das pessoas que trabalham lá são voluntários. Já no brechó existem vendedores e, muitas vezes, tem a questão da consignação de roupa (você consegue levar suas roupas para serem vendidas lá).

Comprar em bazar é cool, mas antigamente tinha uma conotação de coisa velha. E pensar que zoaram o Rony por usar vestes de segunda mão... Usar roupas usadas nos possibilita usar os 3R: Reuse, Recicle e Reduza.

Hoje o brechó é uma aposta que muitos artistas e influenciadores usam para se aproximar do público e ganhar um dinheiro extra, seja para instituições ou benefício próprio, mesmo que usando a nomenclatura de "bazar". A nova experiência de consumo trouxe frutos também para o mundo virtual, a facilidade de comprar peças incríveis com um clique é tentadora. No instagram mesmo, eu sigo alguns perfis e fico encantada com as fotos que postam. Mas, para mim, nada se compara a um garimpo bem feito em algum local.

Em 2015 fiz meu primeiro brechó (tem post dando dicas) e achei uma experiência incrível. Você poder dar um novo lar para aquela roupa que estava esquecida no guarda roupa é muito legal.


Fora que você pode se reunir com amigos, seguidores e ter um dia super especial, mesmo trabalhando. Olha aqui como foi a segunda edição do meu brechó.

Você compra em bazar/brechó?

Nenhum comentário

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...