MODA SUSTENTÁVEL

Hoje começa a Semana Fashion Revolution.
O Fashion Revolution é um movimento criado para conscientizar as pessoas sobre o verdadeiro custo da moda e seu impacto no mundo. Ele era realizado inicialmente no dia 24/04, o Fashion Revolution Day, e hoje se tornou uma Semana, que conta com atividades promovidas por núcleos voluntários em mais de 100 países. No Brasil o movimento atua há 5 anos, com ações, rodas de conversa, exibições de filmes e workshops que promovem mudança de mentalidade e comportamento em consumidores, empresas e profissionais da moda.


Tudo isso veio a partir de uma tragédia com trabalhadores de uma fábrica, em Bangaladesh, no dia 24 de abril de 2013. O edifício Rana Plaza desabou, matando 1.134 trabalhadores e deixando 2.500 feridos. As vítimas trabalhavam para marcas globais em condições análogas à escravidão e desde então surgiu o movimento #QuemFezMinhasRoupas.

reprodução: ecolebrasil

Desde que mudei minha mentalidade e comecei a pensar mais sobre consumo consciente e moda sustentável eu sempre trago questionamentos para vocês. Abaixo tem o vídeo que fiz, em 2018, sobre o esses temas.


E hoje, mais do que nunca, precisamos nos questionar sobre o atual cenário em que vivemos. Vocês acham que devemos continuar comprando?

Estamos em um momento muito delicado, de pandemia, e a questão do consumo desenfreado assola nossas vidas. Como pensar em comprar algo se não tenho dinheiro nem para pagar minhas contas?
Muitas empresas tem apostado na confecção de máscaras para conseguir se manter. Não é fútil falar de moda nesse momento, já que muitas pessoas dependem desse ciclo para sobreviver. Fazer compras durante a quarentena, do que não é essencial, é uma forma de ajudar o negócio local e mostrar que ele deve continuar existindo. Claro que, para os cidadãos que continuam com certo poder aquisitivo, isso se torna mais fácil, pelo fato de não estarem passando necessidades. Mas e para quem não pode ajudar comprando? Existem outras formas de expressar confiança e apoiar esse negócio. Divulgue, faça sua parte. E vamos torcer para que essa situação melhore logo.

O que você pensa sobre isso?

Nenhum comentário

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...